Identidade

 

Quem somos?

 

Somos leigos e leigas que nos sentimos interpelados/as a viver o Carisma e a Espiritualidade da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Castres, com uma fisionomia própria, a partir de nossa condição de leigos/as, inseridos/as no mundo.

 

As Irmãs, a partir dos Capítulos Gerais de 1995 e 1999, perceberam que o Carisma de uma Congregação constitui-se numa riqueza universal e não pertence exclusivamente ao grupo de religiosas, mas é um bem da Igreja, que se abre a todos aqueles e aquelas que pretendem viver a busca de Deus Só em sua vida e no rosto concreto dos “pobres e membros Sofredores de Jesus Cristo”, como nos diz Emilie.

 

Juntos podemos nos enriquecer mutuamente e prestar um serviço ao Reino de Deus, conforme o matiz próprio da Congregação. Essa forma de viver o Carisma e a Espiritualidade são forças propulsoras em nossa vida, em nossa família e nos compromete, como missionárias(os), irmãs e leigos a viver no serviço e amor ao próximo.

 

Os diferentes caminhos de leigos que desejam viver a Espiritualidade de Emilie estão sendo pouco a pouco construídos de acordo com os processos de cada Província. O que nos une é nosso discipulado de Jesus Salvador, assumido na reciprocidade, considerando que os(as) leigos(as) são também portadores do Carisma e podemos beber da fonte originária como toda a Congregação.

 

Estamos conscientes de que somos leigos(as), com uma Espiritualidade que envolve a vida na sua totalidade e dimensões, e se compromete com a realidade sócio-política-econômica, a partir da causa do pobre, buscando Vida digna para todos. Não podemos ficar isolados(as), daí a necessidade de nos colocar em rede. Queremos estar comprometidos(as) localmente e interligados(as) globalmente, num processo de reflexão, ação e missão, tomando posição e somando forças na luta pela Vida. Isso implica coragem, ousadia, lucidez e profetismo.

 

Essas diferentes formas de pertença ao Carisma que está sendo construída conjuntamente se expressam de forma concreta nos Leigos(as) que:

 

  • Partilham a Espiritualidade de Emilie de Villeneuve através de encontros sistemáticos como grupo ou fraternidade, nos diferentes países, províncias e comunidades onde a Congregação se encontra.
  • Assumem a missão na comunidade eclesial e de intervenção social inspirados no Carisma na Beata Jeanne Emilie. 
  • Trabalham em nossas instituições com uma missão compartilhada;
  • Nossos parceiros(as) que assumem projeto solidários comuns em vista dos mais pobres;
  • Amigos/as que se unem à família Azul em determinados encontros específicos e festas da Congregação;
  •  Ex-irmãs que continuam bebendo da mesma fonte do Carisma e comprometidas com o mesmo Projeto de Emilie. 

 

 

Missão dos leigos que desejam viver o Carisma e a Espiritualidade de Emilie: 

     

  • Assumir a Vocação como um chamado e dom através dos compromissos batismais, sendo “Sal, Luz, Fermento” (Mt 5.13-16 ) no mundo em que vivem.
  • Integrar Fé e Vida, como expressão concreta da centralidade em Deus Só e do compromisso “aos desígnios de amor que Deus tem para com os povos” (O 59)
  • Alimentar-se da Palavra de Deus (Lectio Divina) como Fonte de Vida e inspiração para viver a Espiritualidade Cristã.
  • Orientar-se para formas sustentáveis de vida, animando e trabalhando por uma sociedade global que partilhe um marco ético comum que inclua o respeito, o cuidado pela integridade ecológica, os direitos humanos universais e o respeito à diversidade, a justiça econômica, a democracia e uma cultura de paz.
  • Viver como uma grande Família Azul, ajudando-nos mutuamente e enriquecendo-nos com a diversidade das experiências de vida que provêm da nossa história pessoal, familiar e profissional;
  • Trabalhar em parceria somando forças com outros grupos que lutam pela vida lá onde ela se encontra ameaçada e excluída.
  • Participar de projetos de solidariedade com as Irmãs e Irmãos Azuis ou de uma missão mais específica por um determinado tempo através de um projeto de Voluntariado.