Irmãs e leigos(as) da Província São Paulo tem final de semana de muito trabalho

Encontro que nos desafia e nos ajudar a crescer

 

Realizou-se nos dias 2 e 3 de fevereiro, na casa Provincial de S. Paulo, um encontro de Coordenadores de leigos das regiões do Brasil. Contou com a presença de: Marilise Perondi Casaril (sul), Donizete de Macedo Torres (sudeste), Valdinei José Favero (Leste), Maria Marli Melo de Neto (nordeste). Participaram também Maria da Penha Oliveira (membro da equipe provincial), Ivanete Dal Farra (membro da equipe geral) e Sonja Antiqueira, que representará os leigos no Capítulo geral, em Roma de 19 a 01 de maio. Sob a coordenação de Marcio Andrade e Ir. Marinez Bareta, o objetivo do encontro foi dar encaminhamento ao Projeto de leigos que vem sendo elaborado com a participação de todos. 

                            

Na província, os leigos sentiram necessidade de uma maior identidade como grupo e por isso está elaborando alguns parâmetros, critérios de pertença ao grupo, como se organizam, objetivos, sonhos, uma maior formação conjunta através de um itinerário formativo, etc.

 

Pois os grupos do LEMEE (Leigos Missionário que vivem a Espiritualidade de Emilie) estão crescendo e já temos inclusive 3 grupos onde não há comunidade de Irmãs. Ao todo são 18 grupos e mais de 350 pessoas que se reúnem sistematicamente (ao menos uma vez ao mês) para aprofundar a Palavra de Deus integrando-a com a espiritualidade de Emilie. Fortalecem os vínculos nessa pequena comunidade e se engajam a um serviço com os mais pobres. A Mística é o que dá sentido a suas vidas assumindo um novo jeito de ser, mais humano e compassivo, como Emilie.

 

Um tempo também foi dedicado à reflexão, preparação e síntese dos trabalhos que serão enviados ao Capítulo geral.

 

São muitas as expectativas para o capítulo geral, este momento importante onde o Espírito vai recriando e tomando forma, através de nossos sonhos e desejos de fazer um mundo mais humanizante.

 

Eis algumas expectativas dos participantes do encontro para o próximo Capítulo Geral:

 

“Que sob as luzes do Espírito Santo, o Capítulo Geral seja um momento para compreender o que Deus espera de nós. Diante de tantas situações que desafiam queremos mudar o nosso olhar, acolher e descobrir com um jeito novo de ser e estar no meio do povo”.

 

”Que seja um tempo de confirmação da Fé na Espiritualidade de Emilie e um momento de muitas expectativas para leigos e leigas”.

 

“Que seja um espaço de amadurecimento na Espiritualidade de toda a Família Azul, leigos(as), Irmãs(aos). Que seja um fortalecimento do compromisso dos leigos(as) em suas realidades”.

 

“Que seja um espaço de profundas reflexões e avaliação da caminhada e que, sob a inspiração divina, possam surgir novas orientações e linhas de ação para irmãs(aos) leigos(as) vivenciarem a Espiritualidade de Emilie”.

 

“Neste momento tão especial para a Congregação, nós, leigos(as), ficamos felizes   e agradecidos a Deus por ter esta oportunidade de contribuir, esperando que nossa “Família Azul” possa caminhar combatendo o bom combate na busca por tornar nossa sociedade mais justa e solidária, conforme os ensinamentos de Jesus Salvador e o Carisma da Boa Madre”.

 

 

                             São Paulo, 3 de fevereiro de 2013.