Encontro
Encontro

IV SEMANA DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL EM RIBERÂO PRETO – São Paulo

A Cidade dos Meninos, neste tempo jubilar de seus 50 anos, participou de 10 a 20 de Novembro 2011 em Ribeirão Preto- São Paulo, capacitou sua equipe técnica para a construção de um Projeto Coletivo de Humanização a partir das forças vitais humanas.

Diferentes tempos fortes de formação: Lideranças Jovens, (70) Pais,( 86) Professores,Coordenadores,(92) Religiosas de seis Congregações,(40) vindas de vários Estados do Brasil, estávamos todos reunidos no Colégio Santa Ursula de Riberão Preto em São Paulo, para construir um Projeto Coletivo de humanização pelas forças vitais humanas, numa relação de abertura e de liberdade e terminando pela descoberta do CARISMA na PESSOA e não nas obras!

Organizado pelas Irmãs Ursulinas, (Sueli Venâncio) com a colaboração dos 06 membros da Rede IFHIM_Brasil, da qual Izabete Dal-Farra é membro ativo, de 5 Congregações Femininas e o Padre Ricado, Formador do Seminário Diocesano de Aparecida do Norte.   A Assessora, já pela quarta vez no Brasil, foi Marie-Marcelle Desmarais. Religiosa de nossa Senhora de Montréal, formadora internacional, trabalha a partir da abordagem psicológica da Formação Humana Integral , pela atualização das Forças Vitais Humanas, descoberta pela Dra Jeannine GUINDON. Foi ela quem descobriu no CARISMA, um caminho da Integração Humana, interligado pela força vital do AMOR UNIVERSAL, na experiência de vida do fundador ou pessoa inspiradora, com a Palavra de Deus.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> leia mais....

Com 70 Jovens construtores de pontes de paz no coração das diferenças, numa aprendizagem ativa do amor do outro, sem prejudicar a si mesmo. Um jovem adolescente, rapaz determinado, não consegue versuas decisões, tocado pela dor e a fraqueza das lágrimas, no momento da morte do pai de seu amigo. A formadora o ajuda a descobrir que: “ Chorar não é fraqueza, faz parte de nossa humanidade, na sensibilidade de seu coração aberto às necessidades do outro.”

Com os 86 pais,num atelier de pais “ Arte de ser pais” , trabalhamos a gestão das emoções para poder não explodir diante das crianças e jovens, construindo a paz a partir da relação familiar. O desenvolvimento humano foi focado nas idades de zero a três anos para ajudar a compreender a dificuldade do nosso povo no Brasil, ligada ao poder e divisões diversas que acabam excluindo as pessoas, quando queremos incluir. O sentido da pertença à família foi elaborado na construção da confiança, preparando-os a abertura, primeiro indo ao encontro do outro e em seguida indo ao encontro do diferente além-fronteiras, onde em atos o amor universal se concretiza. As tomadas “de consciências foram tempos fortes que iluminaram os olhares de muitos:” Precisamos criar condições de abertura na relação, agora temos novos meios! “

IV JORNADA: de FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL92 professores do grande Santa Ursula, que celebra 100 anos de Presença educadora em Riberão Preto, O Projeto Coletivo de Humanização se concretizou em expedições vivenciada de diferentes maneiras durante uma tarde de formação. Reler decisões tomadas na relação humana face aos desconhecidos mostraram a grande capacidade de relação destas pessoas que se abrem para desfazer as barreiras das classes sociais.A ultima etapa foi o ATELIER CARISMA- Lideranças e desafios, que durou 5 dias, integrando a experiências pessoal atualizadas , com uma experiências forte do Fundador que nos conduz na Palavra de Deus. Quantas descobertas que permitiram aos participantes de descobrir que o CARISMA esta na pessoa e não na obras! Isto orienta uma nova maneira de viver a ternura em gestos de amor concreto, na liberdade e na autonomia psíquica. Uma leia descobrindo seu amor, e toda sua capacidade de multiplicar, no segundo dia criam um vinculo novo com o marido, chefe empresarial, que se interessa a formação e ele também querem descobrir o fogo do carisma que o anima, uma vez que as tensões d dia a dia acabaram por congelar nela toda sua capacidade de ser um agente do amor, na construção da paz e integridade da criação!

Novos grupos começam a vivenciar a mesma experiência em Valadares!

Izabete Dal-Farra, cic..........................................................................................................................dalfarracic@yahoo.fr